Seguidores

quarta-feira, 5 de setembro de 2012




Prefeitura de Macaíba e Sesi promovem evento cultural


 

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Macaíba, Sesi e Secretaria de Educação promove nesta segunda-feira (30), a partir das 19h, na biblioteca Indústria do Conhecimento, um projeto ousado e inovador com o título de “Chá de Conceitos”.
Trata-se de um evento mensal, que tem como objetivo maior evidenciar as pessoas que contribuíram e contribuem com a cultura local, documentando através de relatos escritos e fotográficos as atuações de cada um desses agentes culturais. A temática do mês de Julho é: O TEATRO E SEUS “COMPARSAS”, as pessoas que atuaram como atores, diretores, produtores e colaboradores de eventos relacionados ao teatro nestes últimos anos.
Júscio de Oliveira e Lucivaldo Feitosa, organizadores do evento, relatam a expectativa pelo sucesso desta nova empreitada que já possui temática definida para os próximos 4 meses: Agentes da cultura potiguar em ritmo de Cordel, Poetas de ontem e de hoje, características e estilos, A força blogueira na mídia e Cinema e vídeo (eu sinto, eu faço e eu vejo). “É importante ressaltar que a continuidade dos encontros resultará em livros físicos e virtuais publicados pela entidade, registros estes que eternizarão a nossa cultura”, afirma Lucivaldo.

 
                                     PROJETO “CHÁ DE CONCEITOS”
                                                   
Proposto e desenvolvido pela Indústria do Conhecimento e Setor de Arte

1ª FASE: 30 DE JULHO/20012 –“ O teatro que vive”
                                  

2ª FASE: 03 a 30 DE SETEMBRO/2012 – “Poetisa maior: Auta de Souza
                                         
3ª FASE: 30 DE OUTUBRO/2012 - “Registro da História do Teatro Macaibense”                  
                                    

·         Dia 17/2013 Retorno do Projeto com avaliação e propostas das próximas fases.
                    
7 DE SETEMBRO
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

HISTÓRIA

Em 7 de setembro comemoramos a conquista da autonomia política do Brasil e o fim da dependência de Portugal. Mesmo que na época, tal acontecimento não tenha resultado em significativas mudanças sociais e econômicas para o Brasil, a data é muito importante para relembrarmos o fim de nossos laços coloniais.
Embora pareça um pouco estranho, podemos afirmar que a independência do Brasil se iniciou com a chegada da Corte Portuguesa, em 1808. Em terras brasileiras, D. João realizou uma série de medidas que, posteriormente, justificariam o desejo da elite brasileira pela independência. A abertura dos portos às nações amigas, a reforma urbanística no Rio de Janeiro, a criação da Academia Militar, do Banco do Brasil e da Imprensa Régia, entre outros fatores deram ares de metrópole ao Brasil e abriram caminho para o processo da independência.
Até o ano de 1815, a elite portuguesa se sentia abandonada por D. João. Em 1820 se iniciou a Revolução Liberal do Porto, movimento no qual a burguesia pretendia recolocar o Brasil na condição de colônia. Para isso, obrigaram D. João a voltar a Portugal e a jurar lealdade à Constituição por eles elaborada. D. João deixou seu filho, D. Pedro I, como Regente. Nesse momento, parecia que a independência brasileira já era algo inevitável.
D. Pedro I começou a adotar medidas que favorecia o Brasil, como a diminuição dos impostos cobrados pelos portugueses, por exemplo. Tais medidas desagradaram a corte lusitana, que ordenou que o príncipe retornasse a Portugal. A elite brasileira não queria abrir mão daquilo que havia conseguido com a vinda da Corte. Os brasileiros defensores da independência organizaram um grande abaixo-assinado, no qual pediam a permanência de D. Pedro. Em 9 de janeiro de 1822, o príncipe proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico." Este dia ficou conhecido como o Dia do Fico.
Posteriormente, D. Pedro estabeleceu uma medida que deixou sua relação com Portugal insustentável: nenhuma ordem vinda dos lusitanos seria cumprida sem sua aprovação. Em setembro de 1822, Portugal deu o ultimato: sob a ameaça militar, exigiu que o príncipe voltasse imediatamente (e abandonasse a idéia da independência). Ao saber disto, D. Pedro I declarou a independência do Brasil às margens do rio Ipiranga por meio da exclamação: "Independência ou Morte!".