Seguidores

domingo, 20 de novembro de 2011


História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Os Pés de Benedita será exibido no III Festival Literário da Pipa - Flipipa

Exibição será no dia 18/11, às 18 horas.

Click na imagem:




Confira a programação: http://www.flipipa.org/p/programacao_29.html

O QUE É O FLIPIPA

O FliPipa — Festival Literário da Pipa — tem a peculiaridade de unir as duas pontas da prática literária: o pensamento crítico/acadêmico e a formação através de um programa educativo.
Esse tem sido o caminho tomado pelo Festival Literário da Pipa: Uma mescla de atividades culturais voltadas ao exercício da Literatura. Do despertar da escrita ao debate de ideias, tendo como referência a obra e o pensamento de vários autores brasileiros e de língua portuguesa.

Realizado em 2009 e 2010, o evento tem caráter multicultural, de acesso totalmente gratuito, com o objetivo de promover a literatura, despertar o interesse pela leitura fora dos meios convencionais e valorizar a história e as raízes culturais, sendo uma das primeiras experiências do Rio Grande do Norte a levar a literatura e seus autores — até então distantes do alcance popular — para debater frente a frente com comunidade e público apreciador da boa literatura.

A edição 2011 está programada para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro. A novidade é o novo local do evento: deixa a praça do Pescador e ganha espaço próprio, no alto de uma falésia, na entrada da rua principal. Já estão confirmados nomes de grande relevância na literatura brasileira contemporânea, como David Arrigucci Jr, Eucanaã Ferraz, o português Miguel Sousa Tavares, Fernando Morais, Rubens Figueiredo, Carlito Azevedo, Arnaldo Antunes, Thelma Guedes. A memória também é resgatada através do legado deixado pelo sertanista e escritor Oswaldo Lamartine, pelo visionário autor Manoel Dantas e o crítico e poeta  Antônio Bento, que em sua fazenda em Goianinha, recebeu Mário de Andrade e selou o encontro entre o modernista e o coquista Chico Antônio.

O município de Tibau do Sul foi escolhido para sediar o festival por ser um dos mais importantes destinos turísticos da região Nordeste — no qual estão localizadas as praias de Pipa e Tibau do Sul — , além de atender importantes municípios vizinhos. A população de Tibau do Sul é de 11.707 habitantes (fonte: IBGE).

Passaram pelo Flipipa, nas duas edições anteriores: Mia Couto, Raimundo Carrero, Daniel Galera, Frederico Pernambucano de Melo,  Heloísa Buarque de Hollanda, Laurentino Gomes, Marçal Aquino, João Gilberto Noll, João Ubaldo Ribeiro, Geraldo Carneiro, Lobão, Danuza Leão, Daniel Piza, Marina Colasanti, Ronaldo Correia de Brito,  Rafael Coutinho entre outros.

A produção lierária potiguar tem lugar de destaque na  participação de escritores como Clementino Câmara, Geraldo Queiroz, Homero Homem, Humberto Hermenegildo, Carlos de Souza, Polycarpo Feitosa, Ney Leandro de Castro, Helio Galvão, Luiz Assumção, Diva Cunha, Marize Castro, Câmara Cascudo, Patricio Jr., Moacy Cirne, Tarcisio Gurgel, Pablo Capistrano, Nivaldete Ferreira, Honório de Medeiros, Vânia Gicco, Conceição Flores, Durval Muniz, Raimundo Arrais, Ilza Matias, Alex de Souza.

SOBRE A EQUIPE DO FLIPIPA

Realização:
Fundação Hélio Galvão
Av. Campos Sales, 930 – Tirol
Natal RN - 59020-300
+55 (84) 3222-2648
Destaque 1
Legenda: O cordelista Miguel Arcângelo lança um novo cordel.

Aluno da Escola Municipal João Faustino lança livro

Fruto do projeto pedagógico “Cordel na Escola”, o filme Os Pés da Benedita já colhe os frutos de um árduo trabalho em prol da cultura popular. O cordelista Miguel Arcângelo Campos, buscou inspiração na sua própria experiência como ator do curta, para lançar seu novo cordel no dia 17 de novembro, as 19h, na livraria Siciliano do Shopping Midway Mall.
Aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professor João Faustino, localizada no Distrito Industrial, Miguel é aluno do professor e roteirista do filme Hailton Mangabeira e já teve três cordéis publicados: Rei dos Cornos, Taperoá e Caminhos para Liberdade.
Os Pés da Benedita, que tem direção geral de Lula Borges, direção artística de Gláucio Teixeira Câmara e trilha sonora de Carlos Zens, também será lançado na ocasião.
Fonte:www.prefeiturademacaiba.com.br

terça-feira, 15 de novembro de 2011

INFORMATIVO!

Prezado Educador

 INSCREVA-SE, PARTICIPE E DIVULGUE

É TOTALMENTE GRATUITO.

    II Simpósio de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação o II SIM-TICs Educa2011 com o tema: Tecnologia e Inclusão: A Educação para um Mundo sem Fronteiras dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2011 em Parnamirim.
     Este evento é uma iniciativa da equipe do PROINFO Parnamirim/RN da Secretaria Municipal de Educação, e todos os educadores podem se inscrever para apresentar trabalhos na categoria pôster ou comunicação oral.
    Segue em anexo material para sua inscrição e divulgação.  Qualquer informação acessar http://proinfoparnamirim.blogspot.com 

O PERÍODO DE INSCRIÇÃO NO EVENTO E ENVIO DE TRABALHO É DO DIA 01 A 27/11/2011. PARA REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO É SÓ ENVIAR PARA O -EMAIL simticparnamirim@gmail.com  A FICHA DE INSCRIÇÃO (em anexo) ACOMPANHADA DO RESUMO DO SEU TRABALHO.( Para quem vai apresentar trabalho).

PEÇO DIVULGAR AO MAIOR NÚMERO DE PESSOAS.

COMISSÃO ORGANIZADORA
PROINFO  PARNAMIRIM  - Tereza  /  Pedro  / Russiane  / Bosco