Seguidores

terça-feira, 27 de novembro de 2012



CURSO DE CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - MÓDULO AVANÇADO

"No mundo há muitas línguas diferentes, mas cada uma tem seu sentido. Porém, se eu entendo a língua que alguém está falando, então quem fala é estrangeiro para mim e eu sou estrangeiro para ele".
                                                                         Primeira carta de São Paulo aos Coríntios (adaptação)

Na perspectiva de promover a inclusão escolar dos alunos com deficiência auditiva, a Secretaria de Educação de Macaíba através de sua secretária Maria Zilda de Souza, promoveu entre os meses de julho a outubro de 2012, o primeiro curso em Língua Brasileira de Sinais - Libras para professores da rede municipal de ensino. A entrega dos certificados aconteceu no último dia 05, no centro de Convivência Pax Club, onde os 31 professores concluintes tiveram também de mostrar um pouco do que aprenderam no decorrer destes três meses.

REGISTRO FOTOGRÁFICO







REFORMA DA ESCOLA MUNICIPAL SANTA ISABEL

 A Escola Municipal Santa Isabel funciona na Comunidade de Mangabeira desde o ano de 1982, tem como gestora, Marlete Batista das Neves Lima e atende crianças da Educação Infantil e dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde.


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E O

CENTRO DE ENSINO RURAL PARABENIZAM AS

ESCOLAS QUE ESTÃO EM SUA III MOSTRA CULTURAL 

NAS COMUNIDADES DE: FÉLIX LOPES, CAPOEIRAS,

RIACHO DO FEIJÃO, PORTEIRAS,PERI-PERI,LAGOA

NOVA/ TABATINGA,CANA BRAVA, LAGOA DO MATO,

 RETIRO, LAGOA DOS CAVALOS,PÉ DO

GALO,JAPECANGA,LAMARÃO BR-304 MACAÍBA,LAGOA

 DO SÍTIO I.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012




A Secretaria Municipal de Educação parabeniza a todos os professores e alunos de Macaíba que participaram da3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, em especial aos professores Tadzio Velardes deAlbuquerque Paulo e seus alunos Bianca Dias Silva (EE Henrique Castriciano de Souza) e Kleiton David Freire Gomes (Centro de Ed. Mun. Pedro Gomes de Souza) e Ademar Teixeira da Silva Junior e sua aluna Larissa da Costa Araújo (EE Auta de Souza) que tiveram textos classificadas para a etapa Estadual.
Texto: Eliziane Carvalho

Prof. Tádsio

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DESTAQUE

A Secretaria Municipal de Educação destaca alguns dos seus profissionais como forma de agradecimento pelo esforço e serviço diferencial prestado enobrecendo muito mais a Educação de nossa cidade.


Prof. Tádsio da Escola Municipal Pedro Gomes
Projeto Sarau Poético

_____________________________________________________________




Profª Benedita da Escola Municipal Auta de Souza
Projeto: Danças Parafolclóricas 

_____________________________________________________________



Prof. Hailton da Escola Municipal Prof. João Faustino
Projeto: Aprendendo a lê através do cordel
____________________________________________________________


Profª Rosemary Feitosa 
Projeto: Eu canto, conto e recito

_________________________________________________________________

Profª Kaliza Arruda


Educadores da Escola Municipal Francisco Genival
Profª Ruth
Projeto: Leitura

Aguardem novas postagens. 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012




Prefeitura de Macaíba e Sesi promovem evento cultural


 

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Macaíba, Sesi e Secretaria de Educação promove nesta segunda-feira (30), a partir das 19h, na biblioteca Indústria do Conhecimento, um projeto ousado e inovador com o título de “Chá de Conceitos”.
Trata-se de um evento mensal, que tem como objetivo maior evidenciar as pessoas que contribuíram e contribuem com a cultura local, documentando através de relatos escritos e fotográficos as atuações de cada um desses agentes culturais. A temática do mês de Julho é: O TEATRO E SEUS “COMPARSAS”, as pessoas que atuaram como atores, diretores, produtores e colaboradores de eventos relacionados ao teatro nestes últimos anos.
Júscio de Oliveira e Lucivaldo Feitosa, organizadores do evento, relatam a expectativa pelo sucesso desta nova empreitada que já possui temática definida para os próximos 4 meses: Agentes da cultura potiguar em ritmo de Cordel, Poetas de ontem e de hoje, características e estilos, A força blogueira na mídia e Cinema e vídeo (eu sinto, eu faço e eu vejo). “É importante ressaltar que a continuidade dos encontros resultará em livros físicos e virtuais publicados pela entidade, registros estes que eternizarão a nossa cultura”, afirma Lucivaldo.

 
                                     PROJETO “CHÁ DE CONCEITOS”
                                                   
Proposto e desenvolvido pela Indústria do Conhecimento e Setor de Arte

1ª FASE: 30 DE JULHO/20012 –“ O teatro que vive”
                                  

2ª FASE: 03 a 30 DE SETEMBRO/2012 – “Poetisa maior: Auta de Souza
                                         
3ª FASE: 30 DE OUTUBRO/2012 - “Registro da História do Teatro Macaibense”                  
                                    

·         Dia 17/2013 Retorno do Projeto com avaliação e propostas das próximas fases.
                    
7 DE SETEMBRO
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

HISTÓRIA

Em 7 de setembro comemoramos a conquista da autonomia política do Brasil e o fim da dependência de Portugal. Mesmo que na época, tal acontecimento não tenha resultado em significativas mudanças sociais e econômicas para o Brasil, a data é muito importante para relembrarmos o fim de nossos laços coloniais.
Embora pareça um pouco estranho, podemos afirmar que a independência do Brasil se iniciou com a chegada da Corte Portuguesa, em 1808. Em terras brasileiras, D. João realizou uma série de medidas que, posteriormente, justificariam o desejo da elite brasileira pela independência. A abertura dos portos às nações amigas, a reforma urbanística no Rio de Janeiro, a criação da Academia Militar, do Banco do Brasil e da Imprensa Régia, entre outros fatores deram ares de metrópole ao Brasil e abriram caminho para o processo da independência.
Até o ano de 1815, a elite portuguesa se sentia abandonada por D. João. Em 1820 se iniciou a Revolução Liberal do Porto, movimento no qual a burguesia pretendia recolocar o Brasil na condição de colônia. Para isso, obrigaram D. João a voltar a Portugal e a jurar lealdade à Constituição por eles elaborada. D. João deixou seu filho, D. Pedro I, como Regente. Nesse momento, parecia que a independência brasileira já era algo inevitável.
D. Pedro I começou a adotar medidas que favorecia o Brasil, como a diminuição dos impostos cobrados pelos portugueses, por exemplo. Tais medidas desagradaram a corte lusitana, que ordenou que o príncipe retornasse a Portugal. A elite brasileira não queria abrir mão daquilo que havia conseguido com a vinda da Corte. Os brasileiros defensores da independência organizaram um grande abaixo-assinado, no qual pediam a permanência de D. Pedro. Em 9 de janeiro de 1822, o príncipe proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico." Este dia ficou conhecido como o Dia do Fico.
Posteriormente, D. Pedro estabeleceu uma medida que deixou sua relação com Portugal insustentável: nenhuma ordem vinda dos lusitanos seria cumprida sem sua aprovação. Em setembro de 1822, Portugal deu o ultimato: sob a ameaça militar, exigiu que o príncipe voltasse imediatamente (e abandonasse a idéia da independência). Ao saber disto, D. Pedro I declarou a independência do Brasil às margens do rio Ipiranga por meio da exclamação: "Independência ou Morte!".

segunda-feira, 27 de agosto de 2012



EDUCADORA BENEDITA
A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SE ENCONTRA MUITO FELIZ COM O RESULTADO DO TRABALHO DA EDUCADORA MARIA BENEDITA NA ESCOLA MUNICIPAL AUTA DE SOUZA. A PROFESSORA DE HISTÓRIA FAZ O DIFERENCIAL COM OS SEUS ALUNOS DESENVOLVENDO ATRAVÉS DA ARTE PROJETOS DE TEATRO E DANÇA PARAFOLCLÓRIDA. O GRUPO DE TEATRO AUTA DE SOUZA ESTÃO COM O ESPETÁCULO "FORA DENGUE!" E NA DANÇA ELA MONTOU O ESPETÁCULO CIO DA TERRA E OUTRO DE PASTORIL. A EDUCADORA RECEBE TOTAL APOIO DA SUA GESTORA MAELHA.

                                                  BENEDITA E A GESTORA MAELHA

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO PASTORIL PROFª ALZIRA




























segunda-feira, 16 de julho de 2012

A ESCOLA MUNICIPAL TEREZA BRITO
O PONTINHO DE CULTURA "EU CANTO, CONTO E RECITO"
COORDENAÇÃO DA PROFESSORA ROSE FEITOSA

"NA CIRANDA DO TEMPO"

REGISTRO FOTOGRÁFICO













sábado, 19 de maio de 2012

Marília Dias inaugura

Escola Auta de Souza

Milhares de pessoas prestigiaram na noite desta sexta-feira (18) a inauguração da nova Escola Municipal Auta de Souza, no conjunto Monte Líbano, zona urbana de Macaíba. O evento contou com a participação do deputado estadual Ezequiel Ferreira e de várias lideranças políticas locais.
O evento reuniu milhares de pessoas da comunidade
Segundo a assessoria de comunicação social da Prefeitura de Macaíba, Foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão na obra, com recursos próprios da prefeitura municipal, que resultou numa estrutura de excelência com 11 salas de aulas, laboratório de informática, sala multimídia, pátio, sala de professores, sala de leitura e pátio recreativo com lanchonetes. O espaço tem capacidade para 800 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
Para a professora Maélia Pinheiro, diretora da escola, foram 11 anos de sofrimento para professores e alunos, que eram obrigados a conviver em espaços pequenos e precários alugados pela prefeitura. “Há anos esperávamos a perspectiva de melhoria na estrutura do ensino municipal. Agradecemos a prefeita Marília Dias por nos proporcionar hoje uma estrutura de grande porte, realizando um antigo sonho dos professores e dos alunos”, ressaltou a diretora.
Diretoras e professores da escola agradeceram a prefeita Marília Dias
No pátio principal da escola existem duas homenagens especiais à macaibense Auta de Souza. Além de uma placa alusiva à sua importância histórica para a literatura brasileira, também foi plantado um jasmineiro, numa referência a árvore que existia na casa onde a poetisa viveu, no centro de Macaíba, citada de forma recorrente em seus textos.

A prefeita Marília Dias descerrou a placa inaugural ao lado do deputado estadual Ezequiel Ferreira e do médico Olímpio Maciel
Em seu discurso, a prefeita Marília Dias lembrou que vem trabalhando em várias frentes e conseguindo transformar Macaíba. “Além de investir na educação, até junho vamos inaugurar também o ginásio da Vila São José, o novo Mercado Público Municipal, o Centro de Diagnóstico por Imagem, a nossa UPA 24 horas e outras obras importantes. É por isso que 70 % dos macaibenses aprovam o nosso trabalho e acreditam que nos últimos 3 anos conseguimos colocar Macaíba no caminho certo”, declarou a prefeita.
Marília Dias destacou as ações da sua administração
A nova Escola Municipal Auta de Souza funcionará a partir da próxima terça-feira, quando haverá um grande encontro de pais, professores e alunos, oportunidade em que também serão distribuídos kits completos de fardamento com todos os estudantes da unidade.
A escola funcionou de forma precária durante 11 anos neste prédio alugado
Novas instalações da Escola Auta de Souza





CRONOGRAMA DE OBRAS
Segundo sua assessoria, o objetivo da prefeita Marília Dias é concluir 2012 com todas as obras executadas e entregues à população. Por isso, o ritmo de inaugurações continua acelerado, dado o número de projetos em andamento.
Somente nas últimas semanas foram inaugurados os novos postos de saúde de Riacho do Feijão, Guarapes e Capoeiras; a Central de Marcação de Consultas e Exames; entregues mais de 600 casas populares por toda a cidade e a pavimentação de Riacho do Sangue; inauguradas as quadras de esportes do Pé do Galo e das Campinas; a Escola Rural Valdemar Diógenes, em Lagoa do Sítio 1, e a Escola Auta de Souza; os sistemas de abastecimento de água de Japecanga e Lagoa do Boi; a Academia da Melhor Idade e a pavimentação de vias públicas no distrito de Cajazeiras, que também vai ganhar uma praça; entregues 5 novos carros e 01 van à Secretaria Municipal de Saúde e 12 mil kits de fardamento escolar a todos os alunos da rede municipal.
Fotos: Cláudio Marques
Fonte:  http://www.grandeponto.com.br