Seguidores

terça-feira, 20 de março de 2012

DIA DA ESCOLA
20 DE MARÇO





Dia da Escola
Primeiro dia de aula em sua vida! Agora você vai conhecer o que é a escola, que até então todos falavam muito, mas você só viu mesmo do lado de fora... Ansiedade?! Alegria?! Medo?! Dá até um friozinho na barriga... Mas quando você entra, vê várias crianças praticamente da mesma idade que você, uma professora que te dá um abraço logo na entrada e um espaço enorme para você aprender e brincar. Depois dessa experiência você começa a perceber que a escola será sua segunda casa, pois vai passar pelo menos metade do dia nela e com certeza sua vida vai mudar para melhor a cada dia!
Essa sensação e expectativa no primeiro dia de aula e as transformações que ocorrem em cada criança no decorrer do período escolar mostra como a escola é importante na vida de todos, por isso tem um dia só para ela: 15 de março é o Dia da Escola.
Desde a antiguidade há escolas, muitas vezes pouco parecidas com as que conhecemos hoje, como por exemplo, na Grécia Antiga onde não existia sala de aula, os alunos andavam pela cidade com seu professor que ia desenvolvendo um diálogo e ensinando os alunos ao ar livre, assim os alunos relacionavam diretamente o que aprendiam com os fatos do cotidiano e com a cultura de seu povo.
Ao longo do tempo a escola passou por várias transformações, teve um longo período em que passou a ser tradicional, inclusive aplicando castigos severos nos alunos, mas continuou suas transformações e atualmente é consenso que a escola deve ser um espaço de construção do conhecimento, tendo o professor o importante papel de mediador da aprendizagem. Também é consenso entre os educadores o fato de que as pessoas têm várias competências e habilidades diferentes, que, em algumas pessoas podem predominar mais que em outras e que a escola é o local ideal para o desenvolvê-las, por isso na grande maioria das escolas encontramos espaços de aprendizagem diferentes da sala de aula, como por exemplo, a sala de artes, onde são desenvolvidas as habilidades de desenho e pintura; a sala de música, onde se desenvolvem as habilidades relativas ao ritmo e entonação; a sala de informática, onde se aprende sobre as novas tecnologias e sobre a pesquisa através da internet, desenvolvendo a capacidade de comparação e análise de dados; na biblioteca você pode escolher livros para ler e pesquisar sobre diversos temas; na quadra de esportes acontecem as aulas de Educação Física para desenvolver habilidades psicomotoras e o parquinho é claro, local para brincar muito, desenvolvendo várias habilidades!

Escola Inclusiva
Cada vez mais torna-se necessário pensar na transformações necessárias para que a escola comece a trabalhar com a inclusão ou amplie suas formas de promovê-la. Quando falamos de inclusão estamos falando da importância de conviver com as diferenças pessoais, em qualquer âmbito e este fator está sendo um diferencial para a escola que realmente queira proporcionar o desenvolvimento de seus alunos.
Na escola inclusiva é a postura da direção e dos professores que serve de exemplo para os alunos e cria um ambiente propício à convivência interativa, ao respeito às diferenças e à convivialidade sadia. Se sua escola já começou a caminhar para isso, no dia 15 de março ela merece comemorar em dobro!
Curiosidade
O programa Educação para Todos da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, tem como objetivo principal promover a ampliação das vagas para Educação Básica em países em desenvolvimento por considerar a educação um dos principais fatores que leva à mudanças sociais e o desenvolvimento sustentado desses países.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário